O que é GNV?
GNV é a sigla de Gás Natural Veicular, ou seja, é o gás natural utilizado em veículos automotores. É o mesmo gás canalizado utilizado em residências, comércio e indústria, porém armazenado e transportado sob alta pressão em cilindros especiais.
O GNV é armazenado em cilindros sob alta pressão (200 bar ou 200 kgf/cm²) e pode ser utilizado como combustível alternativo em qualquer veículo movido à gasolina, álcool ou flex, com carburador ou sistema de injeção eletrônica.
O aspecto positivo do GNV é com relação à economia financeira, visto que seu custo é inferior ao da gasolina e do álcool, além de apresentar rendimento superior: um metro cúbico de GNV é suficiente para um automóvel percorrer 13 quilômetros, enquanto um carro a álcool percorre aproximadamente 7 quilômetros com um litro do combustível.
Para receber o gás natural veicular, o automóvel deve ser adaptado. É essencial que essa conversão ocorra em locais autorizados e especializados como a DIGÁSGNV, garantindo, assim, segurança. O valor pago nesse procedimento varia de acordo com o modelo do carro, entretanto, o retorno é rápido, visto que o GNV é muito mais rentável se comparado aos outros combustíveis.
O gás natural veicular é considerado um combustível extremamente eficaz na busca por alternativas menos agressivas à natureza. Entre os aspectos positivos estão: ele não é tóxico, seu valor é inferior ao da gasolina e do álcool, não possui impurezas, emite menos poluentes, etc.
AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO GNV
* É mais barato do que qualquer outro combustível.
* Reduz em até 75% do IPVA.
* Com a conversão o veículo torna-se bi-combustível.
* O risco de uma combustão é muito menor com o GNV.